terça-feira, 8 de junho de 2010

Reitor da FURB desiste da reeleição

Reitor da FURB desiste da reeleição
O reitor da FURB, Prof. Eduardo Deschamps, desistiu de concorrer à reeleição. Face ao contexto político, ao resultado das eleições para as direções dos sete centros de ensino da Universidade e à movimentação de potenciais candidaturas ao cargo, a saída foi tentar apresentar seu vice-reitor, Prof. Romero Fenili como opção para a Reitoria, numa suposta – e ainda não confirmada, coalizão com o Prof. Valmor Schiochet. Para melhor explicar o que está acontecendo, vou usar uma analogia do jogo de xadrez, visto meus recentes embates na XXII Cofafe, em São Miguel do Oeste.
Gambito do Rei
A abertura clássica gambito do Rei, ocorre, no xadrez, quando as brancas oferecem um peão no início da partida pretendendo montar um forte centro de peões e um ataque via coluna do rei aberta. A pretensão de vantagem é, ao oferecer um peão em sacrifício, obter uma vantagem no meio e no fim do jogo.
Isto pode ser uma metáfora para o processo eleitoral da FURB, quando o reitor, ao renunciar à possibilidade de reeleição, sacrifica sua posição dominante, para obter durante o processo eleitoral – ao definir quem quer apoiar e de que forma, e assim, ao final, deixar tudo como estava antes. Vale lembrar que tanto o Prof. Romero Fenili e o Prof. Valmor Schiochet, votaram – e fizeram campanha, para a eleição do Prof. Eduardo Deschamps.
A troca e o engano
A troca de peões durante no xadrez faz parte do jogo. A potencial troca de possíveis candidaturas, antes da inscrição de chapas, esconde interesses não manifestos e, talvez, a leitura dos atuais dirigentes da Universidade que algumas de suas práticas administrativas se mostraram inadequadas para a realidade do mundo que vivemos, bem como para o anseio de crescimento profissional e de valorização pessoal dos servidores da FURB. Decisões como esta revelam que este modelo se exauriu, talvez tanto quanto a credibilidade dos que o defendem. São três anos de exercício financeiro no déficit, redução de direitos adquiridos e da reposição salarial. Quem gostar do modelo, que compre.